5 Dicas para aumentar a produtividade nos estudos

Para quem está se preparando para prestar um concurso público, vestibular ou até mesmo o Enem, focar nos estudos é o requisito mínimo para obter êxito.

No entanto, muitos encontram dificuldades em se concentrar e, assim, obter resultados positivos em estudar e revisar toda matéria necessária. Muitos sentem que os estudos não estão rendendo tanto quanto gostariam. E esse sentimento pode gerar angústia e frustração.

Por outro lado, é possível aumentar a produtividade com adoção de estratégias e dicas simples com o intuito de absorver mais. Pensando nisso, mostraremos, a seguir, 5 dicas para aumentar sua produtividade nos estudos. Confira:

1. Monte um plano de estudos

Monte um plano de estudos

É essencial manter uma rotina sólida de estudos. Para isso, é recomendado montar um plano, começando por definir uma quantidade de horas que você tem disponível para estudar todos os dias. O próximo passo é dividir os conteúdos em um cronograma.

Ao seguir um plano de estudos, você será capaz de aumentar sua produtividade e aumentar a sua motivação a medida que for progredindo com o passar dos dias. Mas é importante criar cronogramas que sejam possíveis de serem executados. Nada de criar um plano de estudos impossível de ser atingido.

Ao começar a estudar, priorize os assuntos mais complexos. Isso porque ao iniciar os estudos, o seu foco e motivação estarão bem melhores, sendo essencial para absorver conteúdos mais difíceis.

2. Tenha um ambiente próprio para estudar

Tenha um ambiente próprio para estudar

O local que você se senta para estudar tem um impacto muito importante em sua produtividade, e muita gente acaba ignorando esse fato. A dica é encontrar um ambiente que, além de estar muito bem organizado, permita que você possa ler e estudar em silêncio. E, principalmente, sem nenhuma distração.

Ou seja, nada de smartphones ou outros dispositivos eletrônicos que possam desviar a sua atenção. Manter esses dispositivos longe das mãos terá um impacto positivo em sua rotina de estudos.

Ambientes que possuem objetos espalhados acabam impactando no foco, já que o cérebro terá muito mais informações para lidar. Além disso, a falta de limpeza pode acabar gerando mal-estar. Para complementar, aposte em boa iluminação. Se for estudar de dia, a luz solar pode ser uma grande aliada.

3. Utilize técnicas de estudos

Utilize técnicas de estudos

Há inúmeras ferramentas e técnicas de estudos desenvolvidas para aumentar a produtividade. Além da dedicação e motivação, apostar em técnicas serão essenciais para fixar o conteúdo. Há algumas técnicas que definitivamente terão um impacto muito positivo em sua rotina.

Veja algumas delas a seguir:

Resumos: Fazer resumos é uma excelente maneira de fixar o aprendizado. Reescreva as informações mais importantes com suas próprias palavras. Assim, você terá certeza que dominou determinados tópicos.

Exercícios e simulados: Depois dos resumos, fazer exercícios e simulados sobre o tema estudado é uma ótima estratégica para assimilar o conteúdo visto e fixar o aprendizado. Há vários exercícios e simulados na web que poderão ser utilizados.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Utilize a tecnologia a seu favor

Está certo que smartphone e as redes sociais podem, e provavelmente vão, te atrapalhar bastante. No entanto, há alguns aplicativos e ferramentas que vão aumentar a sua produtividade nos estudos. Aplicativos para organização como o Evernote e o Trello podem ser utilizados para que você possa criar o seu cronograma de estudos.

Você também pode utilizar aplicativos do tipo cronometro, como o Pomodoro Timer Lite, que permitem que você foque um determinado tempo nos estudos e descanse em um breve intervalo. Essa técnica aumenta a produtividade e o foco nos estudos, tornando-se indispensável.

E caso as distrações do smartphone estejam te atrapalhando, aplicativos como o Flipd e o Offtime são indicados para bloquear notificações das redes sociais.

5. Faça pausas

Faça pausas

Isso pode parar contra intuitivo, mas fazer pausas será essencial para a sua produtividade. Estudar horas e horas até ficar exausto te atrapalhará mais do que ajudar, acredite. Além de estar desgastado, essa atitude pode atrapalhar bastante o seu rendimento.

Dessa maneira, é importante fazer algumas pausas ao longo dos estudos. Ao utilizar a técnica pomodoro, a cada 25 minutos de estudos é possível descansar 5 minutos. Dessa maneira, em uma hora, você estudará 50 minutos e terá um espaço de 10 minutos para descansar a mente.

Siga essas dicas para aumentar a produtividade nos estudos e otimizar o seu rendimento. Mantenha o foco e não desista do seu objetivo. Caso se sentir desmotivado, descanse um pouco e pense nos motivos que estão te fazendo estudar. A motivação pode aumentar a produtividade, então mantenha-se motivado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *