5 Programas educacionais mais populares do Brasil

O Governo Federal possui diversos programas educacionais que beneficiam milhões de brasileiros todos os anos. Essas iniciativas foram desenvolvidas com o intuito de ajudar as pessoas, principalmente as menores favorecidas, a terem acesso ao ensino superior e a concluírem os estudos.

Como resultado, muita gente que antes não conseguia ter acesso a uma educação de qualidade, hoje conseguem entrar em boas faculdades e concluir os estudos por meio de ações elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja, a seguir, uma lista com os 5 programas educacionais mais populares do Brasil:

Enem

Enem

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é um programa que foi criado em 1998 com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes que estão perto de concluírem o ensino médio. A partir de 2004 o programa passou a ser utilizado como uma espécie de vestibular, permitindo que estudantes com boas notas pudessem ingressar em instituições de ensino superior.

Com a inclusão do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2010, o programa foi reconhecido como o maior exame educacional do país.

A utilizada do Enem vai além e permite, por exemplo, que estudantes possam adquirir financiamento através dos principais programas do Governo Federal. Em sua última edição, o exame contou com 5,1 milhões de inscrições.

Sisu

Sisu

Para quem deseja ingressar em uma universidade pública sem fazer o vestibular, o Sisu é a melhor alternativa. O programa oferece vagas em instituições públicas de ensino superior para candidatos que participaram do Enem.

O processo seletivo é automático e leva em consideração as últimas notas obtidas no exame para classificar os candidatos. A seleção acontece duas vezes por ano e a participação é inteiramente gratuita.

O programa funciona da seguinte maneira: assim que as notas do Enem são divulgadas, os candidatos poderão se inscrever no Sisu. Ao realizar a inscrição no programa, o sistema utilizará a nota que o participante obteve no Enem para selecionar os melhores candidatos para os cursos oferecidos pelas principais universidades públicas do país.

No sistema é possível visualizar as notas de corte de cada curso. Ou seja, a nota mínima necessária para poder ingressar no curso desejado. Cada candidato poderá escolher duas opções de curso e uma modalidade de concorrência: ações afirmativas ou ampla concorrência.

ProUni

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa que oferece bolsas de estudos em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Esse é um dos principais programas educacionais do Governo Federal, já que para muitos, essa é a única forma de ter acesso a um curso superior em uma universidade privada.

O programa oferece dois tipos de bolsas:

  • Integrais
  • ParciaisAs integrais cobrem o valor total das mensalidades do curso escolhido. Esse tipo de bolsa é oferecida para os participantes que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo.

    Já as parciais cobrem a metade do valor das mensalidades e são oferecidas para candidatos que possam renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos.

A outra metade da mensalidade deverá ser paga pelo estudante, que poderá financiar o restante através do FIES.

FIES

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do MEC criado em 1999 com o intuito de ajudar estudantes a financiarem bolsas de estudos em faculdades da rede privada. O programa concede um empréstimo para o aluno que, assim que terminar os estudos, deverá começar a pagar a dívida.

Atualmente, o programa é dividido em três modalidades: FIES (modalidade I) e P-Fies (modalidade II e III). Na primeira modalidade, o financiamento é oferecido pelo Governo Federal diretamente para o aluno.

Nas demais, são as instituições financeiras que oferecem o financiamento a partir de recursos públicos. Dessa maneira, os alunos terão acesso a um empréstimo mais barato do que o mercado.

Encceja

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Inep para possibilitar que brasileiros possam concluir o Ensino Fundamental e Médio. O programa foi criado em 2002 e, desde então, tem contribuído para a formação escolar de milhares de pessoas em todo território nacional.

As provas acontecem uma vez ao ano e as inscrições são inteiramente gratuitas. Para participar, os interessados deverão ter a idade mínima de 15 anos, para a prova do ensino fundamental, e mínima de 18 anos, para o ensino médio.

A última edição do programa bateu um recorde de inscritos, com quase 3 milhões de participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *