6 Aplicativos essenciais para auxiliar os estudos

Estudar em casa pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente se o estudante não estiver focado e motivado o suficiente. No entanto, atualmente há diversas ferramentas desenvolvidas justamente para auxiliar os estudos, melhorando, assim, a produtividade e a organização.

Muitas vezes ficamos perdidos com tantas matérias, leituras para fazer, atividades etc. Mas, graças a tecnologia, hoje podemos contar com apps criados para otimizar os estudos, o foco e a concentração dos estudantes.

Confira, a seguir, 6 aplicativos essenciais para auxiliar os estudos:

1. Trello

Trello

O Trello é um dos melhores aplicativos para auxiliar a organização de qualquer pessoa, principalmente estudantes. No aplicativo, é possível organizar os estudos em tarefas e em um calendário. Dessa maneira, se você precisa estudar para aquela prova importante de Química, por exemplo, basta adicionar a tarefa no Trello.

NA tarefa é possível adicionar todas as matérias, exercícios, capítulos e conteúdo que precisam ser estudados. Na realidade, é possível adicionar qualquer coisa na tarefa. Você pode organizar a sua lista de tarefas da forma que desejar.

Caso esteja estudando ou realizando um trabalho em grupo, é possível compartilhar suas tarefas para cada membro do grupo.

2. Scribd

Scribd

O Scribd é outra ferramenta essencial para te auxiliar nos estudos. Na plataforma é possível encontrar uma grande quantidade de livros digitais sobre diversos temas. Além de livros, você também poderá encontrar artigos e muitos documentos interessantes e que podem auxiliá-lo em seus estudos e pesquisa. O app é gratuito por um tempo limitado.

Com mais de um milhão de livros e audiobooks, no Scribd é possível encontrar conteúdo sobre qualquer tópico. Uma das principais vantagens da plataforma em relação a outros serviços é a possibilidade de encontrar livros raros. Dessa maneira, se você está em busca de um conteúdo mais difícil de ser encontrado, experimente utilizar o Scribd.

3. AppProva

AppProva

Fazer exercícios e provas é uma parte importante dos estudos, pois essas ações permitem testar e fixar o conhecimento. No AppProva é possível acessar uma grande variedade de simulados utilizados pelos principais vestibulares do País. Dessa maneira, você pode testar o seu conhecimento através das principais, e mais difíceis, provas do Brasil.

Os simulados contam com um cronometro e os estudantes deverão responder as questões antes do tempo acabar. A correção é realizada utilizando o padrão Teoria da Resposta ao Item (TRI), o mesmo utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dessa maneira, os estudantes pdoem avaliar os seus desempenhos e as notas obtidas com as notas de cortes das principais instituições de ensino superior do país.

4. Forest

Forest

O aplicativo Forest funciona de maneira semelhante à técnica pomodoro: o estudante terá 25 minutos de foco total e 5 minutos de descanso. Dessa maneira, o app estimula o estudante a aumentar o foco e a produtividade nos estudos. Para que esse objetivo seja alcançado, o Forest bloqueia aplicativos como redes sociais e jogos online.

Além disso, o app também planta uma árvore que crescerá a medida que o estudante vá respeitando o bloqueio. Para burlar o bloqueio e, assim, acessar outras ferramentas, será necessário cortar a pobre árvore.

5. PhotoMath

PhotoMath

Para quem está estudando matemática, o PhotoMath é o aplicativo perfeito. Através do app é possível resolver problemas matemáticos de diversos níveis de dificuldade. O PhotoMath mostra o passo a passo de toda a resolução e não apenas o resultado final, ajudando, assim, os estudantes entenderem e aprenderem.

No aplicativo é possível realizar operações como contas básicas até mesmo equações mais complexas. No entanto, é necessário que os estudantes escrevam os algarismos corretamente para que o aplicativo não apresente erros.

6. Duolingo

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo onde é possível fazer cursos de idiomas gratuitos. No app é possível encontrar cursos de inglês, italiano, francês, alemão, espanhol e diversos outros idiomas. Os estudantes poderão fazer atividades escritas, fala e escuta, distribuídas em módulos que variam de acordo com o tema escolhido.

Para desbloquear os módulos, o estudante deverá acessar o aplicativo diariamente e cumprir as tarefas. Assim, ele poderá avançar para os próximos níveis. O app é uma ótima ferramenta para auxiliar os estudos de outros idiomas.

Depois de conhecer esses 6 aplicativos essenciais para auxiliar os estudos, o seu foco e produtividade aumentarão consideravelmente. No entanto, é importante manter um ambiente de estudos bem organizado, limpo e livre de distrações, além de um cronograma para atingir seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *