6 Vestibulares de maior concorrência do País

Ingressar em uma universidade pública é o sonho de grande parte dos brasileiros. Como resultado, os vestibulares mais concorridos do País são justamente para ingressar em instituições de ensino estaduais e federais. Cada concurso reúne um grande número de inscritos que sonham em ingressar em uma universidade de renome.

É muito importante conhecer os vestibulares mais disputados do Brasil para se ter uma ideia do prestígio da instituição e da concorrência para o curso escolhido.

E, para você ter uma ideia, mostraremos a seguir os certames mais concorridos do país. Confira:

1. Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)

Fuvest

O vestibular Fuvest é considerado o mais tradicional do país. Esse processo seletivo é o que garante o ingresso para a instituição de ensino superior mais prestigiada do Brasil: a Universidade de São Paulo (USP).

Na última edição de 2019/2020, o processo seletivo reuniu quase 130 mil candidatos. Entre os cursos mais disputados pelos vestibulandos, Medicina figurou a primeira posição.

O vestibular é composto por duas fases. A primeira é composta por uma prova com 90 questões. A segunda é dividida em 2 dias e consiste em 3 avaliações, uma prova contendo 10 questões de português e a redação, e a última com questão com disciplinas específicas.

  • Endereço: R. Alvarenga, 1945 – Butantã, São Paulo – SP, 05509-003
  • Site: https://www.fuvest.br/
  • Telefone: (11) 3093-2300

2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

UNICAMP

A UNICAMP é uma das universidades mais conceituadas do país. Por conta disso, seu vestibular é bastante disputado. A última edição do certame reuniu mais de 72 mil inscritos.

O processo seletivo é composto por duas etapas. Na primeira, os candidatos fazem uma prova composta por 90 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas para marcar. As questões abrangem as seguintes disciplinas: Português e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Biologia, Física e Inglês.

A segunda etapa é composta por uma prova de Redação e questões relacionadas as disciplinas citadas acima. As provas dessa fase são realizadas em três dias distintos.

  • Endereço: Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas – SP, 13083-970
  • Site: https://www.unicamp.br/unicamp/
  • Telefone: (19) 3521-7000

3. Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Unesp

Considerado um dos mais concorridos vestibulares do País, a última edição do vestibular Unesp reuniu um total de 107.818 mil inscritos. O processo seletivo é composto em duas fases. A primeira é composta por uma prova com 90 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, e um tempo máximo de 5 horas.

Na segunda fase, os candidatos deverão responder 36 questões discursivas e uma prova de Redação. Essa fase é dividida em dois dias.

No primeiro dia, os participantes deverão responder 24 questões (12 questões de Ciências Humanas e 12 questões sobre Ciências das Naturezas e Matemáticas). No segundo dia, os candidatos deverão responder 12 questões sobre Linguagens e Códigos.

  • Endereço: R. Quirino de Andrade, 215 – Centro – CEP 01049-010
  • Site: https://www2.unesp.br/
  • Telefone: (11) 5627-0235

4. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

UERJ

Cada edição do vestibular da UERJ reúne um grande número de candidatos. A instituição é uma das mais prestigiadas do Rio de Janeiro e de todo Brasil. Ao todo, a UERJ possui 12 campi localizados no Maracanã, Petrópolis, São Cristóvão, Duque de Caxias, Botafogo, Lapa, Ilha Grande, Resende, Teresópolis, Queimados e São Gonçalo.

Na última edição do processo seletivo da instituição, quase 100 mil participantes concorreram. Entre os cursos mais procurados, Medicina apareceu em primeiro lugar. Os cursos de Jornalismo e Relações Públicas aparecerem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

As provas do vestibular UERJ são divididas em questões de múltipla escolhas e discursivas.

  • Endereço: Bloco C – R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20943-000
  • Site: https://www.uerj.br/
  • Telefone: (21) 2334-0669

5. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

UFPR

O vestibular da UFPR também está presenta na lista dos mais concorridos do País. A última edição do processo seletivo 2019/2020 reuniu cerca de 30.453 candidatos. O certame é dividido em duas etapas e se parece bastante com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na primeira etapa, o candidato deverá responder uma prova composta por 90 questões de conhecimentos gerais. As disciplinas exigidas são: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Português, Filosofia e Sociologia.

Na segunda etapa, o candidato deverá responder uma prova que é baseada na produção de textos que leva em consideração a área escolhida. Dessa maneira, o vestibular UFPR é considerado mais difícil se comparado a outros vestibulares.

6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

UFSC

O vestibular da UFSC é considerado um dos maiores e mais disputados do Brasil. Na ultima edição, o certame reuniu um total de 25.669 candidatos, tornando esse vestibular um dos maiores do País. O processo seletivo é composto por 3 provas, onde cada prova é aplicada em cada dia.

No primeiro dia de vestibular, os candidatos deverão responder 31 questões entre Biologia, Português, Língua Estrangeira e Matemática.

No segundo dia, os candidatos realizam uma prova composta por 60 questões divididas entre as seguintes disciplinas: História, Filosofia, Sociologia, Ciências Humanas, Geografia, Física e Química.

Já no terceiro, os candidatos deverão responder uma prova com 4 questões discursivas e fazer a prova de Redação.

  • Endereço: R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900
  • Site: https://ufsc.br/
  • Telefone: (48) 3721-9000

Esses são os 6 vestibulares mais concorridos do País. Se você está pensando em ingressar em uma das instituições, então comece a se preparar desde já, pois os processos seletivos são bem disputados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *