7 Instituições de ensino técnico mais conhecidas do País

O Brasil está entre os melhores países quando se trata de educação técnica. Em 2019, o País participou da olimpíada mundial de ensino técnico e alcançou a terceira posição, perdendo para a Rússia e a China, respectivamente.

Isso mostra que estamos cada vez mais investindo em educação profissional. E se você está pensando em se profissionalizar através de um curso de habilitação técnica, confira, a seguir, as 7 melhores instituições de ensino técnico do País.

SENAI

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma das instituições de ensino técnico mais populares do país. O SENAI oferece uma grande variedade de cursos de capacitação, qualificação e habilitação técnica em diferentes eixos tecnológicos da indústria. A instituição possui unidades em todo território nacional e, por ano, atende milhares de brasileiros e estrangeiros.

Criado em 1942, o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina. A entidade já foi citada pela ONU como uma das principais instituições educacionais do hemisfério Sul.

Além das unidades presentes no Brasil, a instituição também está presente em mais 9 países, que são: Guatemala, Peru, Guiné Bissau, Paraguai, Cabo Verde, Jamaica, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor Leste.

SENAC

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição de ensino profissionalizante voltada para o comércio de bens, serviços e turismo. Criada em 1946 no Estado de São Paulo, a instituição oferta cursos em todos os níveis de aprendizagem: desde aprendizagem profissional a pós-graduação.

Os cursos técnicos do SENAC abrangem diversos setores do comércio. As especializações e habilitações técnicas oferecidas são bastante reconhecidas no mercado de trabalho, pois a instituição tornou-se referência de qualidade na formação de profissionais.

O SENAC possui unidades em todo o país e oferece uma grande variedade de cursos pagos e cursos gratuitos.

ETEC

ETEC

A Escola Técnica Estadual é uma instituição que oferece mais dezenas de cursos técnicos gratuitos em mais de 200 unidades distribuídas em São Paulo. As Etecs são vinculadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

As Etecs oferecem cursos técnicos presenciais e a distância. As oportunidades são oferecidas para quem já concluiu ou está cursando o Ensino Médio e o processo seletivo é realizado através do vestibulinho. A entidade oferece cursos em diferentes segmentos e eixos tecnológicos.

IFSP

IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal de ensino. Desde que foi transformada em instituição, no ano de 2008, a instituição passou a oferecer cursos de graduação. A partir dessa mudança, o IFSP passou a destinar 50% das vagas para cursos técnicos e, pelo menos, 20% das vagas para cursos de licenciatura.

O instituto oferece cursos técnicos em diversas áreas, como Administração, Agroindústria, Comércio, Edificações, Eletrônica, Informática, Mecânica, Química e Telecomunicações.

IFES

IFES

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é uma instituição pública federal brasileira que oferece qualificação profissional, ensino médio integrado a cursos técnicos, cursos técnicos separados, cursos de graduação, pós, especializações e mestrados.

É considerada uma das mais prestigiadas instituições de ensino do país por conta de seu ensino de excelência. Além disso, o Ifes é uma das instituições com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio.

A instituição oferece cursos técnicos em diversas áreas do conhecimento. O ingresso nos cursos oferecidos se dá por meio de processos seletivos que são abertos, geralmente, no meio do ano, e através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

LAO-SP

LAO-SP

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO-SP) é uma das instituições de educação profissional mais tradicionais do estado paulista. A instituição oferece ensino médio integrado a educação técnica e cursos técnicos gratuitos, sendo considerada uma das mais prestigiadas do Brasil.

De fato, a LAO-SP está entre as 5 melhores escolas de São Paulo e a figura no topo da posição quando se trata de Ensino Técnico, de acordo com o ranking nacional do Enem.

CEFET

CEFET

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow Fonseca (CEFET) é uma instituição federal localizada no Rio de Janeiro. A instituição é amplamente reconhecida pela qualidade de seus cursos técnicos e superiores, principalmente entre empresas que buscam engenheiros e técnicos.

A instituição oferece cursos técnicos em diversas áreas do comércio e da indústria e possui campis no Maracanã, Angra dos Reis, Itaguaí, Maria da Graça, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis e Valença.

Os interessados em estudar na instituição deverão participar do processo seletivo que acontece uma vez ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *