7 Maiores organizadoras de concursos públicos do País

Além de se preparar bastante, os concurseiros devem conhecer bem as bancas que estão organizando os certames. Isso porque cada banca organizadora possui estilos próprios para elaborar questões e níveis distintos de exigências. Dessa maneira, é muito importante conhecer o perfil da banca para se preparar da melhor forma para o concurso público.

A banca organizadora é uma instituição responsável pela elaboração, divulgação e organização de um concurso público. Cada banca possui um estilo e um nível de dificuldade singular. Como resultado, os concurseiros que conhecerem melhor a banca responsável pelo certame provavelmente terão os melhores desempenhos.

Com intuito de ajudá-los, mostraremos, a seguir, as 7 maiores organizadoras de concursos públicos do País. Confira:

1. Cebraspe – Cespe/UnB

Cebraspe

Essa banca é uma das maiores organizadoras de concursos públicos do país, sendo bastante conhecida pela maioria dos concurseiros. Uma das principais características da banca Cespe/UnB é a formação não convencional de suas questões. Nas provas elaboradas pela banca, os candidatos deverão responder entre “Certo” e “Errado”.

As questões são elaboradas como afirmações. Dessa forma, o candidato deverá afirmar se a questão em si está certa ou errada. Além disso, as questões são complexas e multidisciplinares. E caso e participante erre uma questão, outra correta será anulada como forma de punição.

2. Cesgranrio

Cesgranrio

A Cesgranrio é outra banca organizadora muito conhecida pelos concurseiros. A banca é conhecida por cobrar de forma distribuída o conteúdo do edital, sendo bem difícil não cobrarem algo que esteja proposto no anúncio do certame. A interpretação de texto é outra característica singular nas provas dessa banca.

A Cesgranrio utiliza gráficos e imagens em seus textos, exigindo uma boa capacidade de interpretação por parte dos candidatos. Outro ponto da banca são as questões de raciocínio lógico que podem estar presentes em grandes quantidade. O nível das provas é considerado médio.

3. Fundação Carlos Chagas (FCC)

FCC

A Fundação Carlos Chagas é uma banca conhecida pela praticidade e respostas diretas. Suas questões são de múltipla escolha e sua principal característica são seus longos enunciados. Apesar de não apresentarem tanta complexidade quanto outras grandes bancas como a Cespe/UnB, as questões requerem plena atenção dos candidatos.

Isso porque, em alguns enunciados, a prova pede que os candidatos marquem a alternativa incorreta. Dessa maneira, candidatos que não lerem com bastante atenção podem acabar errando ao responder a questão.

4. Fundação Getúlio Vargas (FGV)

FGV

Conhecida nacionalmente pela qualidade de seus cursos de administração de empresas, Direito e administração pública, a FGV também é uma organizadora de concursos bastante popular no Brasil. Uma das principais características dessa banca é que não costuma ser previsível. Dessa maneira, a forma como as provas são elaboradas pode mudar bastante de um certame para outro.

A instituição também é conhecida por organizar concursos para cargos em tribunais e grandes certames para cargos da área de Direito.

5. Vunesp

Vunesp

Responsável pelos concursos públicos da Polícia Civil de São Paulo, Cetesb, prefeituras de SP, tribunais de justiça, a Vunesp é outra banca organizadora bastante conhecida, especialmente entre os concurseiros do estado paulista. É uma bancada que elabora provas de nível de dificuldade média. No entanto, esse nível tem subido nos últimos certames organizados pela bancada.

Os concurseiros devem estudar bastante gramática e os textos de lei, já que são os principais elementos encontrados nas provas da Vunesp.

6. Consulplan

Consulplan

A Consulplan é uma banca conhecida por organizar concursos públicos para todos os tipos de órgãos, tendo atuado em todos os municípios do país. É a única banca, entre as maiores do país, a realizar todas as fases de um processo seletivo sem a necessidade de terceirizar serviços.

Uma das principais características das provas organizadas pela Consulplan é o recorte de textos pequenos de jornais e poemas.

7. AOCP

AOCP

A AOCP Concursos é uma banca que vem assessorando e organizando concursos públicos há mais de 17 anos. A banca, que faz parte do Instituto AOCP, é focada na organização de concursos estaduais e municipais. Já o Instituto AOCP é referência na organização de concursos públicos relacionados a áreas da Segurança.

Apesar de ambas possuírem parcerias, os examinadores que elaboram as provas da AOCP Concursos não são os mesmos que elaboram os exames do Instituto AOCP.

A principal diferença entre as duas bancadas é que o Instituto AOCP aposta mais na literalidade dos conteúdos. Já as questões da AOCP Concursos são direcionadas para as áreas de atuação do cargo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *