7 Melhores escolas do Brasil avaliadas pelo IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) surgiu com o intuito de medir a qualidade do aprendizado básico em todo território nacional e, a partir daí, instituir metas e objetivos para melhorar a qualidade do ensino brasileiro. Foi criado no ano de 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O IDEB varia em uma escala de 0 a 10, e o índice é calculado em cima de dois componentes: A taxa de rendimento escolar (ou seja, aprovação) e a média de desempenho nos testes aplicados pelo próprio Inep.

Os índices de aprovação são obtidos através do Censo Escolar que acontece todos os anos. Já as médias de desempenho são obtidas através de provas aplicadas em escolas de todo o País. A partir do resultado do índice é possível visualizar quais são as piores e as melhores escolas do Brasil pelo IDEB.

As 7 melhores escolas do Brasil segundo o IDEB

A divulgação das melhores escolas do Brasil são divulgadas anualmente. A partir do resultado é possível visualizar quais são as melhores escolas do país por Estados e Municípios. Além disso, o ranking também monstra quais são as escolas com os piores índices. Abrindo, assim, janelas para que novas abordagens e estratégias possam ser introduzidas.

7 Melhores escolas do Brasil avaliadas pelo IDEB

De acordo com o índice de 2019, o mais recente até então, 9 entre as 10 escolas estão localizadas no Estado do Ceará. Dessas instituições, todas são públicas.

Veja, a seguir, quais foram as 7 melhores escolas do Brasil pelo IDEB:

1. Maria do Carmo Cardoso EEF Municipal

Maria do Carmo Cardoso EEF Municipal

  • Localização: Independência – Ceará
  • Nota: 9,8

A primeira colocada no IDEB é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario do Carmo Cardoso. A escola mais bem avaliada no índice possui uma infraestrutura composta por 6 salas de aula, biblioteca, acesso à internet banda larga e muito mais.

2. Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus

Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus

  • Localização: Jequiá da Praia
  • Nota: 9,7

A única escola presente no ranking que não está localizada no Ceará, a Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus tirou nota 9.0 no último índice realizado. A infraestrutura da escola é composta por 5 salas de aula, banheiro adequado a alunos com deficiência, sala de recursos multifuncionais para AEE e muito mais.

3. José Carlos da Silva EEF Municipal

José Carlos da Silva EEF Municipal

  • Localização: Quixeramobim – Ceará
  • Nota: 9,7

A Escola Municipal José Carlos da Silva conta com 8 salas de aula, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado, área verde, banheiro adequado a educação infantil e para alunos com mobilidade reduzida e muito mais. A escola possui turmas de educação infantil e ensino fundamental.

4. José Augusto Ferreira EEF Municipal

José Augusto Ferreira EEF Municipal

  • Localização: Barroquinha
  • Nota: 9,7

A infraestrutura da escola José Augusto Ferreira é composta por 3 salas de aula, banheiro adaptado para alunos com necessidades especiais, área verde, acesso à internet e muito mais. A escola possui turmas de Educação Infantil ao Ensino Fundamental. No IDEB de 2017, a instituição ficou com uma nota de 7,0.

5. João Evangelista da Cruz EEF Municipal

João Evangelista da Cruz EEF Municipal

  • Localização: Cruz – Ceará
  • Nota: 9,6

Também localizada na zona rural do Ceará, a Escola João Evangelista da Cruz EEF figura na quinta posição no último ranking do IDEB. Sua infraestrutura é composta por 7 salas de aula, banheiro adequado para alunos com necessidades especiais, parque infantil, acesso à internet banda larga e muito mais.

6. João Ladislau de Paulo Magalhães EEF Municipal

João Ladislau de Paulo Magalhães EEF Municipal

  • Localização: Cruz – Ceará
  • Nota: 9,5

A escola pública, que está localizada na zona rural do Ceará, conta com 8 salas de aula, sala de leitura, banheiro adequado à Educação Infantil, área verde, pátio coberto, acesso à internet banda larga e uma infraestrutura completa. A escola recebeu a nota 5.0 na última avaliação do índice.

7. Francisco Rufino EEF Municipal

Francisco Rufino EEF Municipal

  • Localização: Novo Oriente – Ceará
  • Nota: 9,5

A escola pública conta com 10 salas de aula, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes, laboratório de informática, acesso à internet banda larga e uma infraestrutura moderna. Em 2017, a escola recebeu nota 5.0 na avaliação IDEB.

A meta do IDEB é calcular metas de melhorias na educação de acordo com os índices obtidos. Dessa maneira, o Ministério da Educação pode visualizar quais escolas melhoraram (estão melhorando) e quais precisam de melhorias, a nível municipal e estadual.

O objetivo principal do MEC é que o Brasil conquiste uma média 6 no IDEB, na primeira etapa do Ensino Fundamental, até o ano de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *