7 Melhores instituições de ensino a distância segundo o MEC

A educação a distância vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com mais recente Censo de Educação Superior, mais de 1 milhão de universitários estudam a distância no país. A modalidade de ensino apresenta diversas vantagens, como flexibilidade de horários, economia de tempo e dinheiro, métodos pedagógicos mais modernos e mensalidades mais acessíveis.

Por conta disso, diversas instituições estão apostando nessa metodologia de ensino, aumentando as alternativas para quem deseja realizar um curso EaD. E com tantas opções no mercado, é preciso saber quais são as melhores instituições de ensino a distância do País.

A seguir, mostraremos as 7 melhores avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Confira:

1. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

UNICSUL

  • CI: 5
  • IGC: 4

A UNICSUL foi fundada em 1972 e conta com mais de 133 mil alunos, sendo 28 mil na modalidade presencial e 105 na modalidade de ensino a distância. Por diversas vezes a instituição foi considerada como uma das melhores universidades privadas de São Paulo.

Além dos cursos de graduação, a instituição oferece cursos técnicos, livres, cursos de idiomas e pós-graduação. A UNICSUL possui polos de apoio em todo território brasileiro.

2. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)

EBAPE

  • CI: 5
  • IGC: 5

A EBAPE é uma divisão da Fundação Getúlio Vargas (FGV) focada em cursos superiores em administração pública e privada. A instituição foi a primeira escola de administração pública do Brasil e da América Latina, resultado de uma parceria realizada entre a FGV e a Organização das Nações Unidades (ONU).

A instituição possui conceito máximo no MEC, sendo considerada uma das melhores faculdades do Brasil. O curso da EBAPE de administração pública a distância é considerado o melhor do país.

3. Escola de Administração de Empresas do São Paulo (FGV-EAESP)

EAESP

  • CI: 5
  • IGC: 4

A EAESP é outra divisão da FGV e oferece os principais cursos de administração pública e de empresas do país. Assim como a EBAP, a EAESP é considerada uma das melhores instituições de ensino a distância do país.

Além dos cursos de gestão, a entidade oferece cursos de gestão financeira, marketing e processos gerenciais. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas no próprio site da instituição.

4. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

UNISC

  • CI: 4
  • IGC: 5

A Universidade de Santa Cruz do Sul é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Atualmente, a instituição oferta 74 cursos de graduação nas modalidades presenciais e EAD, além de cursos de especialização, cursos de mestrado e doutorado.

Além de Santa Cruz do Sul, a instituição possui polos de apoio em Venâncio Aires, Capão da Canoa, Montenegro e Sobradinho.

5. Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

UNINOVE

  • CI: 5
  • IGC: 4

A UNINOVE é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. Com mais de 150 alunos, a universidade oferece cursos de graduação presenciais e a distância nas modalidades Licenciatura e Bacharelado.

Essa universidade oferece cursos superiores EAD nas seguintes áreas do conhecimento: Engenharias, Arquitetura, Comunicação e Turismo, Direito, Educação, Gestão, Informática e Saúde.

6. Universidade Federal de Lavras (UFLA)

UFLA

  • CI: 5
  • IGC: 5

Sediada em Lavras, Minas Gerais, a UFLA está no topo do ranking entre as melhores universidades pública de ensino a distância. Com nota máxima no MEC, a instituição oferece os seguintes cursos EAD: Administração Pública, Filosofia (Licenciatura), Letras/Inglês (Licenciatura), Letras/Português (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura).

7. Universidade Federal Fluminense (UFF)

UFF

  • CI: 5
  • IGC: 4

A UFF é uma das melhores universidades públicas do Rio de Janeiro e do Brasil. A instituição oferece cursos de graduação, especialização, extensão e mestrado a distância. A instituição oferece os seguintes cursos superiores EAD: Matemática (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Tecnologia em Sistemas de Computação, Administração Pública (Bacharelado), Tecnólogo em Segurança Pública e Engenharia de Produção.

O MEC aplica dois conceitos para avaliar as instituições de ensino: Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Institucional (CI). Ambas as notas podem variar entre 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada positiva. Abaixo disso, o desempenho da instituição é considerado insuficiente.

Nessa lista, mostras as instituições que possuíram, pelo menos, uma nota 5 em um dos conceitos aplicados.

Se você estiver procurando uma faculdade EAD para estudar, se baseie no ranking do MEC para escolher a instituição. Essa lista com as 7 melhores instituições de ensino a distância do País pode servir como uma boa base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *