Auxílio Emergencial: Como solicitar, Consulta, Calendário, Saque

O Auxílio Emergencial é uma iniciativa do Governo Federal cujo objetivo é oferecer uma ajuda financeira para trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEI), autônomos e desempregados. O auxílio foi idealizado como forma de ajudar, de forma emergencial, as pessoas nesse período de pandemia.

Os interessados em receber as parcelas que não forem cadastrados no Bolsa Família deverão solicitar a ajuda pelo site ou aplicativo. Quem recebe a Bolsa Família, não precisa fazer nada, já que as parcelas serão depositadas automaticamente.

Veja, a seguir, como solicitar, como consultar o andamento de solicitação e outras informações importantes acerca do auxílio emergencial.

Como solicitar o Auxílio Emergencial

Solicitar o Auxílio Emergencial é muito simples e fácil. O procedimento pode ser realizado tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

Veja, a seguir, o passo a passo para solicitar o benefício:

Auxílio Emergencial


Passo 01: Acesse o site (https://auxilio.caixa.gov.br) ou, então, baixa o aplicativo gratuitamente em seu smartphone.


Passo 02: Na próxima página, veja quais são os requisitos necessários para ter direito ao auxílio. Para continuar, é preciso concordar com os termos e permitir acesso aos dados.


Passo 03: Em seguida, é necessário informar o nome completo, CPF, data de nascimento e o nome da mãe. Informe o número de celular para receber um código de verificação via SMS. Assim que o código chegar, ele deverá ser inserido no campo “Código Recebido”.


Passo 04: Agora, informe a renda, o ramo de atividade, Estado e Cidade. Em seguida, informe os dados dos membros da família que moram junto com você. Você poderá informar se deseja receber em uma conta existente ou criar uma poupança digital. Se a mulher for a chefe da família, ela deve preencher o campo, pois assim o valor do benefício é dobrado (R$ 1.200,00).


Passo 05: Para finalizar, informe o RG ou CNH e verifique os dados fornecidos.


Agora aparecerá uma tela dizendo que o pedido realizado está sendo analisado.

Como consultar o andamento da solicitação

A consulta do andamento da solicitação do Auxílio Emergencial pode ser realizada pelo aplicativo ou pelo site do Data Prev. É muito fácil saber como está o andamento de seu pedido.

Saiba como:

Auxílio Emergencial


Passo 01: Acesse a página de consulta do andamento da solicitação (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/).


Passo 02: Em seguida, informe o CPF, nome completo e o nome da mãe do solicitante. Caso a mãe for desconhecida, marque a opção indicada.


Passo 03: Insira a data de nascimento no campo indicado, marque a opção afirmando que você não é um robô e clique no botão “Enviar”.


Em poucos segundos será possível visualizar o andamento da solicitação do auxílio.

Quem tem direito ao Auxílio Emergencial

O benefício é oferecido para trabalhadores informais, MEIs, autonômos e desempregados. Dessa maneira, o interessado deverá se enquadrar em uma das condições a seguir:

  • Possuir CPNJ como MEI;
  • Estar inscrito no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família;
  • Ser contribuinte individual ou facultativo do INSS;
  • Ser trabalhador informal ou desempregado e preencher a autodeclaração no aplicativo ou site da Caixa.
  • Além dessas condições, os interessados deverão atender os seguintes requisitos:
  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Não estar trabalhando de carteira assinada;
  • Não receber aposentadoria, BPC, seguro-desemprego ou participar de outro programa de transferência de renda com exceção do Bolsa Família.

Calendário de pagamento do Auxílio Emergencial

Ao todo, serão seis ciclos de pagamento, com depósitos sendo realizados até o dia 29 de dezembro. O máximo de parcelas que os beneficiários poderão receber ao todo são 9, sendo as cinco primeiras de R$ 600 e as quatro últimas de R$ 300.

Atualmente, o auxílio está no Ciclo 3. Veja o calendário de pagamento a abaixo:

Mês de aniversário Depósito Saques
Janeiro 30/set 7/nov
Fevereiro 5/out 7/nov
Março 7/out 14/nov
Abril 9/out 21/nov
Maio 11/out 21/nov
Junho 14/out 24/nov
Julho 16/out 26/nov
Agosto 21/out 28/nov
Setembro 25/out 28/nov
Outubro 28/out 1/dez
Novembro 29/out 5/dez
Dezembro 1/nov 5/dez

Como sacar o Auxílio Emergencial

Os beneficiários poderão sacar o auxílio emergencial em qualquer caixa eletrônico da Caixa ou Casa Lotérica do País, mesmo sem cartão. No entanto, será necessário realizar a solicitação de saque sem cartão pelo aplicativo Caixa Tem.

Em seguida, o solicitante deverá inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular. Esse código tem um prazo de validade de uma hora e deve ser utilizado nos caixas da Caixa, nas casas lotéricas ou nas unidades correspondentes do Caixa Aqui.

O Auxílio Emergencial está ajudando milhões de brasileiros que foram, e estão sendo, afetados direta e indiretamente pela crise gerada pela pandemia que estamos enfrentando. Para conseguir acesso e acompanhar o benefício, basta seguir as dicas e informações desse artigo.

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