CNH Digital – Carteira Digital de Trânsito Google Play

A CNH Digital, ou CNH Eletrônica, foi criada com o intuito de facilitar a vida dos motoristas brasileiros. Com a versão digital da carteira nacional de habilitação, ficou muito mais fácil carregar o documento e, assim, apresentá-lo quando for solicitado.

Assim, a fiscalização do documento ficou muito mais prática. Além disso, a CNH Digital funciona como substituta da carteira física, tornando o transporte do documento muito mais simples.

Se você não está inteirado sobre o assunto, ainda, mostraremos, a seguir, o que é, como funciona, como gerar e outras informações a respeito da versão digital da carteira de motorista. Confira!

Carteira Digital Google Play – Baixar

Qualquer pessoa pode gerar a CNH Digital. A versão eletrônica do documento pode ser gerada pela internet ou por uma agência do DENATRAN de seu Estado. O procedimento é fácil, mas não é gratuito (principalmente se o condutor possuir uma versão antiga do documento).

CNH Digital

Veja, no passo a passo a seguir, como gerar a CNH eletrônica:


Passo 01: O primeiro requisito é contar com a versão mais atual da CNH, que conta com o QR Code. Para obter o documento, será necessário pedir a 2ª via no site ou em uma unidade do DENATRAN de sua região. Ou, então, esperar até a data de renovação da carteira.


Passo 02: Em seguida, será necessário realizar um cadastro no site do DENATRAN (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/). Caso o condutor não tenha o certificado digital, ele deverá ir até uma unidade para se cadastrar. O certificado é pago.


Passo 03: Após realizar o seu cadastro, o motorista deverá baixar o aplicativo da CNH Digital, disponível para telefones Android e iOs.


Passo 04: Para acessar a versão eletrônica do documento, será solicitado o código de ativação. O código é enviado para o motorista pelo DENATRAN.


Passo 05: Pronto, agora basta criar uma senha de quatro dígitos para utilizar o aplicativo. Essa senha será requerida toda vez que o condutor quiser visualizar o documento eletrônico.


O que é a CNH Digital?

A CNH Digital é um aplicativo criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), para o DENATRAN, com o intuito de armazenar todas as informações presentes na versão física da CNH. O app foi desenvolvido com a finalidade de ajudar o motorista caso ele tenha esquecido seu documento em casa.

CNH Digital

Dessa maneira, o condutor terá acesso ao documento sempre que precisar, bastando dar apenas alguns toques em seu celular para acessar o documento.

Criada em 2018, a CNH-e armazena todas as informações da carteira impressa, como foto e QR Code. Dessa maneira, é muito mais seguro e prático carregar o documento em sua forma eletrônica. Pois, dessa maneira, os agentes de fiscalização ou policias poderão fazer a leitura de dados da CNH do condutor com um smarphone ou tablet, em apenas alguns segundos.

A versão eletrônica é mais segura que o documento físico, já que ela é blindada contra falsificações. Além disso, os dados do condutor são criptografados.

Quem pode utilizar a CNH Digital

A versão digital da carteira de habilitação está disponível para os motoristas que possuem a versão impressa com o QR Code. As CNH físicas que possuem o código foram emitidas a partir de março de 2017. Para quem não possui o documento com o código, há duas formas de obtê-lo. A primeira é pagando para ter a segunda via (com o QR Code). A segunda é aguardar a próxima renovação do documento.

No entanto, se o motorista tiver cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica não será necessário se recadastrar. Nesse cenário, o condutor deverá solicitar a CNH Digital através do site do DENATRAN, com a senha que já possui.

Quanto custa a CNH Digital

Muitos motoristas se questionam sobre “quanto custa a CNH Digital?”. A resposta para essa pergunta é: depende do Estado. Na maioria das regiões, a emissão eletrônica do documento é gratuita. No entanto, em Estados como Piauí e Goiás, é cobrado uma taxa que varia bastante.

A CNH Digital apresenta diversas vantagens para os motoristas, como a praticidade em poder carregar o documento de forma mais segura, sem o risco de esquecê-la. O documento possui a mesma validade que a carteira de motorista física, podendo ser apresentada em blitz e toda vez que for solicitada/necessária.

Para conseguir gerar a versão eletrônica, basta seguir as dicas presentes nesse artigo. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o DENATRAN de seu Estado para obter mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *