Como alterar algumas funcionalidades rapidamente no Whatsapp

Algumas funcionalidades no whatsapp podem ser modificadas de forma simples e fácil, desde alterar a foto do perfil até mesmo para fazer backup das suas conversas para que você possa transferir para outro aparelho.

Porém muitas pessoas ainda não sabem todo o processo para modificar alguns detalhes e personalizar ainda mais o mais popular mensageiro do mundo.

– Alterar foto

Para mudar a foto do WhatsApp, se você não for tirar outra foto na hora, é necessário salvar a imagem desejada na galeria antes de continuar. Deixe-a facilmente acessível para você encontrar depois. Agora, siga os passos abaixo:

whatsapp

  1. Abra o WhatsApp;
  2. No iPhone, toque em Ajustes;
  3. No Android, toque no ícone de três pontinhos no canto superior direito (é o botão de menu);
  4. Toque no seu nome ou foto de perfil;
  5. No iPhone, toque em editar e depois em Editar no canto superior direito;
  6. No Android, toque no ícone de câmera;
  7. Toque em Escolher foto para pegar uma foto da galeria ou em Tirar foto para abrir a câmera e tirar outra foto;
  8. Pronto! A sua foto do WhatsApp será alterada.

– Adicionar um status

whatsapp

  1. Abra o WhatsApp e vá até a tela de Status.
  2. Toque no ícone de Status ou (+)
  3. Você pode tanto tirar uma foto nova ou gravar um novo vídeo, como também pode escolher arquivos já existentes no seletor de imagens e então toque no botão enviar.

Atenção

  • Você pode customizar suas configurações de privacidade para controlar quem poderá ver suas atualizações de status.
  • Se você bloquear um contato esta pessoa não poderá ver nenhuma de suas atualizações de status, foto de perfil ou recado.

– Bloquear contato

Você pode bloquear certos contatos no WhatsApp para parar de receber mensagens, ligações e atualizações de status.

Para bloquear

Bloquear um contato

  1. Toque em Mais > Configurações > Contatos > Contatos bloqueados.
  2. Toque no ícone mais (+) na parte inferior da tela para selecionar os contatos que você deseja bloquear.

Para bloquear um número desconhecido

  1. Abra a janela de conversas com o número que você deseja bloquear.
  2. Toque em Mais > Informações de contato. Toque nos três pontos no canto inferior direito > Bloquear * e confirme tocando em *Bloquear.

Se essa mensagem for spam, você terá a opção de denunciar spam. Toque Mais > informações de contato. Toque nos três pontos no canto inferior direito> Denunciar spam e confirme tocando em Denunciar e bloquear.

Observação:

  • As mensagens e as atualizações de status enviadas por um contato bloqueado não serão exibidas em seu telefone e nunca serão entregues à você.
  • Suas informações de Visto por último e online não estarão mais visíveis aos contatos bloqueados.
  • Suas atualizações de status não estarão visíveis para seus contatos boqueados.
  • Todas as alterações feitas na sua foto do perfil não estarão mais visíveis para os contatos que você bloqueou.
  • Bloquear alguém não remove o contato da sua lista do WhatsApp, nem remove você da lista de contatos deste seu contato. Para apagar um contato, você precisa apagá-lo da sua agenda de telefone.

– Desbloquear contato

Para desbloquear o processo é basicamente o mesmo que o anterior, confira logo abaixo:

  1. Toque em Mais > Configurações > Contatos > Contatos bloqueados.
  2. Toque e segure no nome do contato que deseja desbloquear.
  3. Escolha Desbloquear.

Observação: Se você desbloquear um contato, não receberá mensagens ou ligações que este contato tenha lhe enviado durante o período em que esteve bloqueado.

– Fazer backup

Você pode fazer o backup dos dados do seu WhatsApp utilizando o Google Drive e/ou um backup local. Os backups locais serão automaticamente criados diariamente às 2 da manhã e salvos como um arquivo no seu telefone.

Google Drive

Você pode fazer o backup de suas conversas e arquivos de mídia para o Google Drive para que você possa transferi-los caso troque de aparelho Android.

Para fazer backup para o Google Drive:
  1. Abra o WhatsApp.
  2. Toque em Mais opçõesConfigurações > Conversas > Backup de conversas.
    • Você pode tocar em Fazer backup para criar um backup imediatamente.
    • Ou, se preferir, toque em Fazer backup no Google Drive para configurar a frequência dos backups.
  3. Caso você ainda não tenha uma conta do Google, toque em Adicionar conta quando solicitado.
  4. Toque em Fazer backup em para determinar quais tipos de rede você deseja usar para fazer o backup. Nota: sua operadora poderá cobrar a mais se você fazer backup em uma rede de dados móveis.
Fatos importantes sobre o Google Drive
  • Os arquivos de backup do WhatsApp passarão não são mais contabilizados pelo armazenamento em nuvem do Google Drive. Além disso, backups do WhatsApp que não atualizados há mais de um ano serão removidos automaticamente do armazenamento do Google Drive. Para evitar a perda dos seus backups, recomendamos que você realize o backup dos seus dados do WhatsApp.
  • O primeiro backup pode demorar um pouco para ser concluído. Por favor, ligue seu aparelho à tomada ou outra fonte de energia.
  • Você pode mudar a frequência de backups, a conta do Google utilizada para fazer backup, e os tipos de conexão com os quais deseja fazê-lo a qualquer momento ao tocar em Mais opções > ConfiguraçõesConversas  > Backup de conversas .
  • Toda vez que um backup do Google Drive for criado usando a mesma conta do Google, o backup antigo será sobrescrito. Não é possível restaurar um backup antigo do Google Drive.
  • As mensagens e arquivos de mídia que você incluir no seu backup não ficarão protegidas pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp enquanto estiverem no Google Drive.

Como restaurar ou transferir um backup

O WhatsApp perguntará se você deseja restaurar suas conversas e arquivos de mídia de um backup assim que você verificar o seu número de telefone. É só tocar em RESTAURAR quando solicitado. Se o WhatsApp não detectar um backup, alguma dessas condições pode estar acontecendo:

  • Você não está registrado com a mesma conta do Google.
  • Você não está usando o mesmo número de telefone com o qual o backup foi criado.
  • Seu cartão SD e/ou histórico de conversas está corrompido.
  • Não há um arquivo de backup no Google Drive ou em seu telefone.

Nota: O jeito mais fácil de transferir dados para um novo telefone é usar o Google Drive. Se você deseja utilizar um backup local, você precisará transferir os arquivos para o novo telefone usando um computador, um gerenciador de arquivos, ou cartão SD. Caso seus dados não estejam armazenados na pasta /sdcard/WhatsApp/, você poderá ver as pastas de “memória interna”ou “memória central”.

Para restaurar um backup local menos recente

Seu telefone armazenará os últimos 7 backups locais. O Google Drive só armazenará a versão mais recente. Se você quiser restaurar um backup local que não seja o mais recente, você precisará executar os seguintes passos:

  1. Baixe um gerenciador de arquivos.
  2. No gerenciador de arquivos, navegue até sdcard/WhatsApp/Databases. Se os seus dados não estiverem salvos no cartão SD, talvez você veja “memória interna” ou “armazenamento interno” em vez de sdcard.
  3. Renomeie o arquivo de backup que você deseja restaurar de msgstore-AAAA-MM-DD.1.db.crypt12 para msgstore.db.crypt12 É possível que seu backup mais antigo tenha sido criado em um protocolo diferente, como crypt9 ou crypt10. Não mude o número da extensão crypt do arquivo.
  4. Desinstale e reinstale o WhatsApp.
  5. Toque em RESTAURAR quando solicitado.

Soluções de problema com o backup e recuperação

Problemas com a criação de um backup no Google Drive
  • Verifique se você adicionou a conta do Google no seu dispositivo.
  • Verifique se você tem os serviços do Google Play instalados no seu celular.
    • Nota: Os serviços do Google Play só estão disponíveis em versões do Android 2.3.4 ou mais recentes.
  • Se você estiver tentando fazer backup usando uma rede de dados (3G ou 4G, por exemplo), certifique-se de que você tem espaço o suficiente disponível no seu plano de dados para realizar o backup. Por favor, entre em contato com sua operadora se você não tiver certeza.
  • Tente criar um backup usando outra conexão à internet.
    • Exemplo: tente conectar-se à uma rede Wi-Fi caso não consiga realizar o backup numa rede de dados móveis.
Para problemas relacionados à restauração de backups do Google Drive, por favor, certifique-se de que:
  • Você está tentando fazer a restauração a partir do mesmo número de telefone e da mesma conta do Google com os quais o backup foi criado.
  • Há espaço livre suficiente no seu telefone para restaurar o backup.
  • Você possui os serviços do Google Play instalados em seu aparelho.
    • Nota: os serviços do Google Play só estão disponíveis em versões do Android 2.3.4 ou mais recentes.
  • Tenha certeza de que seu telefone está com a bateria cheia e plugado na tomada.
  • Certifique-se que seu telefone está conectado a uma rede de dados estável, com boa conexão à internet. Se você não conseguir restaurar seu backup utilizando uma rede de dados móveis, tente fazê-lo através de uma rede Wi-Fi.

– Alterar Idioma

  • Android: Vá para as Configurações do seu telefone, e então em Sistemas > Idiomas e entrada > Idiomas *. Toque e segure em um idioma para posicioná-lo na parte superior ou toque em *Adicionar um idioma.
  • iPhone: Vá para os Ajustes do iPhone  > Geral > Idioma e região > Idioma do iPhone. Selecione um idioma, toque em OK > Mudar para (idioma).
  • Windows Phone: Vá para as Configurações do seu aparelho, e então em Hora e idioma * > *Idioma. Você pode tocar em Adicionar idiomas ou tocar e segurar em um idioma e Mover para cima até que ele fique posicionado na parte superior. Observe que será necessário reiniciar seu telefone para que as mudanças tenha efeito.
  • KaiOS: Pressione Configurações no menu de aplicativos. Em seguida, role para o lado para selecionar Personalização. Desça e pressione Idioma * > *Língua > selecione o idioma que deseja usar > OK ou SELECIONAR.

Agora você já sabe como modificar as principais funções do whatsapp, caso ainda tenha dúvidas pode entrar em contato através dos comentários.