Consulta CPF – Consulta Completa Serasa Pessoa Física

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. O documento é emitido pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes, possuindo diversas outras funcionalidades. É por isso que é importante realizar, periodicamente, a consulta CPF, com o intuito de atestar a regularidade do mesmo.

Pois, caso o CPF de uma pessoa seja suspenso ou cancelado, isso implicará em diversas limitações, como não poder prestar concursos públicos, criar conta em bancos, tirar passaportes, entrar em uma faculdade e muito mais.

Para saber se há alguma pendência em seu cadastro, é necessário consultar a situação cadastro na Receita. No entanto, é possível realizar a consulta em outros órgãos. Veja a seguir como você poderá consultar o seu documento de forma rápida, gratuita e simples. Confira!

Consulta Completa Serasa

O Serasa Experian é uma empresa brasileira criada há mais de 40 anos com o intuito de padronizar formulários e otimizar o controle financeiro e as decisões bancárias.

A empresa é mais conhecida por oferecer o serviço de consulta grátis de CPF. Dessa maneira, os cidadãos podem consultar o documento para visualizar se há alguma pendência em seu nome.

Para consultar grátis pelo Serasa é bastante simples. Veja como no passo a passo abaixo:

Consulta CPF


Passo 01: Acesse o site da empresa através do endereço: www.serasa.com.br. Assim que a página carregar, clique no botão “Consulte agora seu CPF”.


Passo 02: Em seguida, será necessário realizar um cadastro no site. Você deverá preencher o número do CPF, Nome completo, Data de nascimento, E-mail e escolher uma senha. Sua senha deve possuir o mínimo de 8 caracteres, com números e letras maiúsculas e minúsculas.

Após preencher todos os campos, marque a caixa “Declaro que li e aceito os Termos” e, por fim, clique no botão “Criar Conta Grátis”.


Passo 03: Agora será necessário fazer a verificação de sua conta. A verificação é feita por meio de um código que pode ser enviado via e-mail ou SMS. Escolha uma forma e confirme.


Passo 04: Depois de receber a mensagem, clique em “Confirmar código” para finalizar o seu cadastro.


Passo 05: Pronto, agora você poderá consultar as informações relacionadas ao seu CPF, como pendências.


Como consultar a situação cadastral pela Receita

A melhor maneira para saber se o seu CPF está inválido, suspenso ou cancelado é consultando a situação cadastral do documento no site da Receita Federal. O procedimento é rápido, gratuito e muito fácil de ser realizado.

Além da consulta pelo site, os interessados poderão consultar a situação cadastral pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para iOs e Android.

Veja, a seguir, como consultar a situação de seu CPF das duas maneiras:

Pelo site

Consulta CPF


Passo 01: Acesse a página de Comprovante de Situação Cadastral no CPF no site da Receita (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp).


Passo 02: Em seguida, insira o seu CPF, a data de nascimento e marque a caixa indicando que você não é um robô. Depois de preencher todas as informações solicitadas, clique no botão “Consultar”.


Passo 03: Em poucos segundos aparecerá uma tela com todas as informações sobre o cadastro de pessoa física consultado. Verifique atentamente os dados mostrados para saber se há algum erro nas informações apresentadas.

Pelo aplicativo

Consulta CPF


Passo 01: Acesse a loja de aplicativos de seu smartphone e digite “Pessoa Física Receita Federal”. Toque no primeiro resultado para baixar e instalar o aplicativo.


Passo 02: Abra o app e insira as informações solicitadas. Ao tocar em consultar, você terá acesso a todas as informações referentes a situação cadastral do documento.

No aplicativo também é possível emitir o comprovante de inscrição, regularizar o documento, simular o cálculo do imposto de renda e muito mais.

Como consultar CPF grátis pelo Consumidor Positivo

Através do Consumidor Positivo é possível consultar o seu CPF e o Score. Essa pontuação indica se uma pessoa é um bom consumidor ou não. Essa pontuação é utilizada por Bancos para liberar crédito para seus clientes.

Veja como consultar o CPF grátis pelo aplicativo do Consumidor Positivo:

Consulta CPF


Passo 01: Baixe o aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo na loja de aplicativos de seu smartphone.


Passo 02: Abra o app, insira o seu CPF e toque no botão “Entrar”.


Passo 03: Informe os dados solicitados e toque em “Próximo”. Agora, insira o código recebido por SMS, crie uma senha e toque em “Confirmar”.


Passo 04: O seu Score aparecerá na próxima tela. Toque em “Dívidas Vencidas” para consultar as pendências em seu CPF.


Essas são as três principais maneiras de consulta CPF disponíveis. No site da Receita é possível visualizar possíveis irregularidades no documento. Já no Serasa e no Boa Vista Consumidor, é possível consultar dívidas e outras informações relevantes refentes ao documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *