Consulta FGTS: Como Consultar Saldo, Calendário, Sacar FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos trabalhistas mais importantes garantido aos trabalhadores brasileiros. O Governo Federal liberou o saque do FGTS para todos os trabalhadores, ativos e inativos, com o intuito de auxiliar as pessoas durante esses tempos difíceis. O saque tem o valor máximo de um salário-mínimo.

Os trabalhadores poderão consultar o saldo do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo do fundo de garantia, disponível gratuitamente para celulares Android e iOs.

No conteúdo a seguir mostraremos como consultar e sacar o benefício, além do calendário de pagamento e quem tem direito a receber o fundo. Confira!

Como consultar saldo do FGTS

Fazer a consulta do saldo do FGTS é muito simples e pode ser realizada de duas maneiras: pelo site e pelo aplicativo. No entanto, antes de continuar, é importante estar com os seguintes documentos em mãos: CPF e Carteira de Trabalho.

Tudo pronto? Veja como consultar o saldo do fundo de garantia a seguir:


Pelo site

Consulta FGTS

Passo 01. Acesse o site do benefício (https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/cidadao/auth?response_type=code&client_id=portal-inter&segmento=CIDADAO01&template=portal&redirect_uri=https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/login). Em seguida, insira o seu CPF, NIS ou e-mail cadastrado, senha e marque a caixa indicando que você não é um robô. Clique em “Acessar” para continuar.

Passo 02. Caso você não possua uma senha, clique em “Cadastrar/Esqueci Senha”. Agora, escolha uma senha para poder acessar o sistema.

Passo 03. Ao entrar no sistema, clique em “FGTS”, localizado no canto superior esquerdo. Em seguida, aparecerão as opções “Extrato” e “Extrato Completo”. Selecione a opção que você deseja e aguarde uns segundos.

O saldo do FGTS será mostrado na última linha do extrato.


Pelo app

Consulta FGTS

Passo 01. Acesse a loja de aplicativos de seu celular e digite “FGTS” no campo de busca. Toque na opção indicada para baixar e instalar o aplicativo.

Passo 02. Abra o app e toque na opção “Entrar no aplicativo”. Insira o CPF no campo indicado, marque a caixa indicando que você não é um robô e toque em “Próximo”.

Passo 03. Informe a senha cadastrada na Caixa. Caso ainda não tenha uma, toque na opção “Cadastre-se”.

Passo 04. Ao entrar no sistema, toque na opção “Meu FGTS”. Agora, toque em “Ver extrato” para visualizar o saldo do fundo de garantia.

Como sacar o FGTS

Atualmente, existem quatro modalidades de saque emergencial. São eles:

  • Saque Emergencial;
  • Saque-Aniversário;
  • Saque Digital;
  • Saque-Rescisão.

A forma mais rápida e prática de sacar o benefício é por meio do Saque Digital, que pode ser realizado através do aplicativo do FGTS. Pelo app é possível, além de consultar saldo, indicar uma conta para que o benefício deverá ser depositado.

Veja como sacar pelo Saque Digital:


Passo 01. Acesse o aplicativo do FGTS, caso você já o tenha instalado no celular. Caso o contrário, baixe e instale o app em seu dispositivo.


Passo 02. Abra o aplicativo e insira o CPF e a senha de acesso. Em seguida, o aplicativo pedirá a confirmação de algumas informações. Selecione as opções corretas e toque em “Continuar”.


Passo 03.. Toque em “Meus Saques” e, depois, em “Minha Conta Bancária”. Toque agora em “Cadastrar conta bancária”. Insira a sua conta no campo indicado e toque em “Confirmar”. Revise os seus dados para visualizar se estão corretos e toque novamente em “Confirmar”.


Dessa maneira, você poderá sacar FGTS automaticamente sempre que houver valores disponíveis.

Calendário de pagamento FGTS

É muito importante estar por dentro das datas de pagamento para saber quando o crédito estará na conta e quando estará disponível para saque. Veja o calendário de pagamento do saque emergencial do FGTS:

Consulta FGTS

Quem tem direito ao FGTS

Veja, abaixo, quem tem direito ao saque do FGTS:


01. Trabalhadores urbanos e rurais, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT;


02. Diretor não empregado, ou seja, que não pertence ao quadro de pessoal da empresa, mas que tenha sido equiparado a empregado;


03. Trabalhadores avulsos, como estivadores, conferentes, vigias portuários, etc;


04. Empregados domésticos cujos empregadores optaram pelo recolhimento do FGTS.


O FGTS é um benefício importante e essencial para o trabalhador brasileiro. Com essas dicas e informações é possível consultar o saldo do benefício e sacá-lo através do aplicativo do fundo de garantia. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Caixa através de seus canais de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *