Consulta Seguro Desemprego: Como Consultar Saldo do Abono Salarial

O Seguro Desemprego é um dos mais importantes direitos trabalhistas do país. O benefício é oferecido temporariamente para os trabalhadores que foram recentemente despedidos, e é pago em três ou cinco parcelas, dependendo do tempo trabalhado.

Para quem foi mandado embora recentemente, saber como consultar o saldo do seguro desemprego é essencial. Pois, com apenas alguns cliques, é possível visualizar se o saldo do benefício já está disponível para resgate ou não.

A seguir mostraremos como consultar o saldo de duas maneiras distintas. Veja essas e outras informações sobre o seguro desemprego no conteúdo a seguir.

Como consultar o saldo do seguro desemprego

No site da Caixa Econômica Federal é possível obter todas as informações a respeito desse e de outros benefícios trabalhistas. É o local ideal para tirar dúvidas a respeito do seguro desemprego, PIS, abono salarial e muito mais.


Veja como consultar o saldo do seguro a partir do site da Caixa:

Consulta Seguro Desemprego

Passo 01. Acesse a página do benefício no site da Caixa (https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx). Em seguida, clique no botão “Consultar o pagamento”.

Passo 02. Na próxima página, insira o número do NIS (PIS/Pasep) e a senha. Caso ainda não tenha uma, clique na opção “Cadastrar Senha”. Siga as orientações e preencha as informações exigidas para criar sua senha de acesso.

Passo 03. Após acessar o sistema será possível visualizar um relatório indicando o saldo disponível, as parcelas que foram pagas e as que estão pendentes.


Como consultar o seguro desemprego pelo aplicativo:

Para facilitar a consulta e o acesso as informações referentes aos benefícios trabalhistas, o banco lançou o aplicativo “Caixa Trabalhador”.

Lançado gratuitamente para iOs e Android, os trabalhadores poderão consultar o saldo do seguro desemprego, calendários de pagamento para todos os benefícios e simular o valor do abono salarial.

Veja como consultar o benefício através do aplicativo:

Consulta Seguro Desemprego

Passo 01. Acesse a loja de aplicativos de seu smartphone e digite, no campo de buscas, “Caixa Trabalhador”. Toque no primeiro resultado para baixar e instalar o app em seu dispositivo.

Passo 02. Abra o aplicativo e realize um rápido cadastro, informando o número de seu CPF. Ao acessar o aplicativo, toque na opção “Seguro-Desemprego” e depois em “Consultas”.

Passo 03. Em seguida aparecerá todas as informações do benefício, como o valor a ser recebido, data de quando o dinheiro estará disponível, quantidade de parcelas etc.

É importante manter o app instalado no celular pois através dele é possível consultar informações sobre outros benefícios trabalhistas, como o PIS e abono salarial, por exemplo.

Consulta de habilitação do seguro desemprego

Para ter acesso ao benefício será necessário saber, primeiramente, se o seguro foi aprovado ou não. Dessa maneira, os trabalhadores deverão fazer a consulta de habilitação do seguro desemprego. Esse procedimento também pode ser realizado no site da Caixa e não leva mais do que 5 minutos para ser concluído.

Veja, no passo a passo detalhado a seguir, como fazer a consulta para saber se o benefício foi aprovado:

Consulta Seguro Desemprego


Passo 01. Acesse o site da Caixa (https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx) e clique na opção “Seguros e Benefícios”. Em seguida, clique em “Seguro-desemprego”.


Passo 02. Na próxima página, clique em “Consultar o pagamento”. Informe o número do NIS, CPF e a senha nos campos indicados. Caso ainda não possua uma, clique na opção “Cadastrar/Esqueci senha” e siga as orientações da página.


Passo 03. Ao acessar o sistema, clique na opção “Consulte seu benefício”.


Passo 04. Nessa página será possível consultar se o benefício foi aprovado ou não. Também será possível visualizar o número, o valor e a data de depósito das parcelas.


Quem tem direito ao seguro desemprego

O seguro desemprego é um dos principais benefícios trabalhistas, já que oferece uma ajuda para trabalhadores que foram demitidos. O valor do benefício é oferecido como um auxílio para que o trabalhador se sustente até arrumar um novo trabalho.

Veja quem tem direito de receber o benefício:

  • Trabalhadores formais e domésticos que foram demitidos sem justa causa;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado a condições de trabalhado escravo.

O seguro desemprego pode ser requerido em uma das agências da Caixa ou do Poupatempo de sua região. Os documentos necessários para dar entrada no benefício são: Cartão Cidadão com a senha cadastrada, RG, CPF e o número do NIS.

Em caso de dúvidas, você deverá entrar em contato com a instituição financeira através de seus canais de comunicação. Confira:

  • Telefone Caixa: 0800 726 0207
  • SAC: 0800 726 0101
  • Ouvidoria: 0800 725 7474

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