Consulta Título de Eleitor: Como Consultar, E-título, Situação Eleitoral

Com as eleições chegando, muita gente deseja realizar a consulta do título de eleitor para saber como está a regularidade do documento. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível consultar o número de título, zona eleitoral e o local da seção de votação.

Dessa maneira, é possível obter todas as informações necessárias a respeito do documento. Por ser pouco utilizado, o título de eleitor acaba sendo esquecido por muitos brasileiros. E como a votação é obrigatória, é preciso, além de decorar os números, estar com o documento regularizado.

A seguir mostraremos como consultar o título e a situação eleitoral. Além disso, mostraremos dicas sobre como utilizar a versão eletrônica do documento. Confira!

Como consultar título de eleitor

O site do TSE disponibiliza uma ferramenta para que os eleitores possam consultar o número do título, a zona eleitoral e o endereço do local de votação, além da situação cadastral do título. Os eleitores também poderão acessar suas informações através do aplicativo e-título, uma versão digital do documento.

Consultar o título de eleitor é bastante simples. Mas antes de prosseguir é necessário estar com o número do título ou CPF em mãos, além da data de nascimento e o nome completo da mãe.

Veja como consultar o título de eleitor pelo site do TSE:

Consulta Título de Eleitor


Passo 01. Acesse a página de consulta por título (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-titulo).


Passo 02. Em seguida, insira o CPF ou o número do documento, a data de nascimento e o nome completo da mãe. Marque a caixa indicando que não é um robô e clique em “Continuar”.


Em poucos segundos o sistema retornará com as informações relacionadas ao título pesquisado.

Como usar o e-título

O e-título é a versão digital criada pela Justiça Eleitoral com o intuito de substituir a versão física do documento. Ao utilizar o aplicativo e-título não é mais necessário carregar a versão do documento impresso. Ao acessar o app, o eleitor encontrará todas as suas informações relacionadas ao título, como situação eleitoral.

É importante lembrar que eleitores que não fizeram o cadastro biométrico, terão que apresentar um documento com foto para os mesários, além do aplicativo do título digital.

Veja, no passo a passo a seguir, como usar o e-título:

Consulta Título de Eleitor


Passo 01. Acesse a loja de aplicativos de seu smartphone e, no campo de buscas, digite “e-título”. Toque para baixar e instalar o aplicativo em seu celular.


Passo 02. Em seguida, abra o app e preencha os dados solicitados. Será necessário informar o nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, nome da mãe e nome do pai. Depois de preencher todos os campos, clique em “Acessar”.


Passo 03. Pronto, agora você terá acesso ao documento digital com todas as informações sobre o título de eleitor.


O aplicativo apresenta outros recursos interessantes. No menu localizado no final do app, é possível visualizar o local de votação, a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral e a Certidão Criminal na Justiça Eleitoral.

O aplicativo também permite que os eleitores chequem informações importantes, como locais para justificar o voto.

Como consultar situação eleitoral

No próprio site do TSE também é possível consultar a situação eleitoral de qualquer pessoa. Basta ter o nome completo, o número do título de eleitor ou do CPF. O procedimento é bastante rápido e não leva mais do que 5 minutos para ser realizado.

A consulta serve para saber se o título está, ou não, regular. Em caso contrário, é possível regularizá-lo pela internet ou presencialmente. Veja como consultar a situação eleitoral no passo a passo a seguir:

Consulta Título de Eleitor


Passo 01. Acesse a página de consulta de situação eleitoral no site do TSE (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome).


Passo 02. Em seguida, informe o número do título ou CPF e marque a caixa indicando que não é um robô.


Passo 03. Clique em “Consultar”.


Na próxima página será possível obter todas as informações relacionadas a sua situação eleitoral.

Com a aproximação das eleições, é muito importante estar em dia com a sua situação eleitoral. Dessa forma, a maneira mais rápida de consultar o documento é através do e-título. No entanto, caso você ainda não tenha o aplicativo instalado, é possível consultar as informações do documento no site do TSE.

O procedimento é simples e rápido e só necessita de algumas informações para que a consulta seja feita.

Você pode tirar todas as suas dúvidas em relação ao título de eleitor no site do TSE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *