Facilitando o acesso do Whatsapp Web em dicas simples

O WhatsApp Web é a maneira mais simples de usar o aplicativo de mensagens no computador, permitindo fazer praticamente tudo o que é possível fazer também na versão para celular. Ao abrir a conta do serviço no desktop, você tem acesso a todas as conversas, contatos e arquivos (vídeos e imagens) encontrados no app para celular, além de poder enviar os mesmos emojis, GIFs e figurinhas.

Não é difícil começar a usar o WhatsApp em sua versão para web, mas é bom saber de algumas coisas antes disso: o app funciona em praticamente qualquer navegador web, e é preciso desconectar manualmente do serviço sempre que você quiser parar de usar, entre outras coisas.

– Como funciona o Whatsapp Web

O Whastpp Web é uma extensão do aplicativo que funciona através do pareamento do celular com o computador do usuário. Essa conexão é realizada através do aplicativo instalado no celular e a leitura de um Whatsapp Web código. Ao ir em configurações, os usuários poderão ativar a opção para parear a sua conta para um computador próximo, através do site do aplicativo.

whatsapp web escanear

Depois de entrar no site da extensão e de fazer a leitura do web Whatsapp código qr, o usuário poderá ler, receber e enviar mensagens, arquivos, vídeos, fotos etc.

As mensagens enviadas e recebidas são sincronizadas com o seu telefone celular. Ou seja, as conversaras poderão ser visualizadas em ambos os dispositivos (tanto no computador quanto no smartphone).

O Whatsapp messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas, disponibilizado para:

  • Android
  • iPhone (8.1 ou superior)
  • Windows Phone (8.0 ou superior)
  • Nokia
  • Blackberry

– O que é o QR Code?

Código QR (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.

O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o “código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada”.

– Como parear

O procedimento whatsapp web escanear é muito simples e não leva mais do que dois minutos para ser realizado.

Veja o passo a passo a seguir:

whatsapp web escanear


Passo 01: Abra o Whatsapp em seu celular e clique nos três pontinhos presentes do lado da lupa.


Passo 02: Em seguida, clique na opção “Whatsapp Web” localizado logo abaixo de “Nova Transmissão”.


Passo 03: Em seguida, será necessário entrar no site do Whatsapp na Web (web.whatsapp.com).


Passo 04: Agora, aponte a câmera do celular para a tela do computador. Assim que o dispositivo fizer a leitura do código, será possível acessar sua conta e utilizar o aplicativo normalmente.


Para conectar o Whatsapp Web será necessário, antes de tudo, ter o app instalado no smartphone e estar conectado na internet.

Outro detalhe importante é que se o celular estiver muito longe do computador de acesso, a conexão com o computador será desfeita. Impossibilitando a utilizando da ferramenta através do computador.

– Como sair

Para você não correr esses riscos, veja como desconectar Whatsapp Web seguindo as dicas abaixo:

whatsapp web escanear


Passo 01. No computador: para encerrar o programa, clique nas três bolinhas no topo superior esquerdo e, em seguida, clique em sair. Para ter certificar-se que a sessão foi devidamente encerrada, deverá aparecer a página inicial do aplicativo.


Passo 02. No smarphone: clique nas três bolinhas e depois em “Whatsapp Web”. Em seguida, clique em encerrar sessão para desconectar-se.

– É confiável usar?

O que vai determinar se o WhatsApp web é seguro ou não é o local onde ele está sendo utilizado. Como esse modelo é utilizado pelo computador, o que vai indicar se você tem proteção são as aplicações do desktop, se ele está vulnerável de alguma maneira a invasores ou se tem barrado vírus e outros ataques.

Ou seja, o WhatsApp utilizado na web só não será seguro se você usar um computador infectado, não tiver um bom antivírus ou se não ficar atento ao que recebe pelas mensagens trocadas.

O Whatsapp Web é uma excelente extensão do app de mensagens instantâneas, especialmente para quem deseja acessar o aplicativo enquanto faz outras atividades no computador (como acessar o Facebook e outros sites).

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e participe da conversa!